Os signos que fazem parte da Astrologia são formados a partir da eclitica um circulo conhecido como o "caminho do céu" por onde os planetas seguem e por onde o Sol se move um grau a cada dia.
Diferente de outros oráculos nos quais as pessoas buscam, através de símbolos como as cartas de Tarô ou Runas, informações sobre sua vida ou previsões sobre o futuro, a Astrologia tem como base uma série de cálculos sobre as posições dos planetas no céu em determinadas casas conhecidas como casas zodiacais, assim como os aspectos entre eles (conjunção, trígono,quadratura, etc.). Por isso é reconhecida por muitos como uma ciência, porque os dados colhidos para uma consulta são, na verdade, um processo astrológico.
Quando se fala em astrologia, as primeiras coisas que nos vêm à mente são os signos. Para quem se aprofunda um pouco no tema, acaba por se deparar com outros termos como "eclítica", "casas zodicais", "elementos, "planetas", "trânsitos" ou "ascendente" os quais podem dar a impressão de que a Astrologia é algo muito complicado. Entretanto, é possível entender o que significa e a função de cada termo em análises astrológicas.
OS SIGNOS
Para compreender de onde surgem os signos que conhecemos, é importante conhecer o que é eclítica. Trata-se de um círculo conhecido como "caminho do céu" por onde os planetas seguem e onde o Sol se move um grau a cada dia.
A eclítica possui 360 graus. Ela é dividida em 12 partes de trinta gruaus cada. Cada uma responde a uma constelação, ou seja, a um signo.
March e MacEvers esclarecem que Áries é o nome dado ao primeiro setor de 30 graus de espaço começando no equinócio vernal: "Os signos são calculados a partir do que os astrólogos chamam de 'ingresso de Áries' ou o ponto zero da eclítica foi estabelecido usando o equinócio vernal (primavera) no hemisfério norte, 21 de março, ou seja, o dia em que o dia e a noite têm duração igual em todo o planeta.
As constelações ao longo da eclíptica, as quais formam o zodíaco (círculos de animais), são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
A posição do Sol nas constelações do zodíaco no momento do nascimento de uma pessoa determina o seu signo astrológico. Assim quando uma pessoa diz "sou sagitariano", significa que ela nasceu no período em que o Sol estava na constelação de Sagitário.